A importância do ácido fólico

imageQuem de nós nunca ouviu falar da importância do ácido fólico antes e durante a gestação? Há muito tempo esse assunto vem sendo discutido pelos médicos, e apesar de sabermos que há grande quantidade de alimentos ricos em ácido fólico, como por exemplo, levedura de cerveja, feijão e lentilhas, estas fontes não são suficientes para satisfazer as necessidades desta vitamina em mulheres que desejam engravidar ou que já estão grávidas. Segundo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, o ácido fólico deve ser usado por todas as mulheres antes da gestação e durante o primeiro trimestre para prevenir o defeito de abertura do tubo neural. Este nome complicado trata-se de uma má formação ao nascimento, onde o recém nascido tem um problema no fechamento do “tubo” nervoso que contém a coluna ou partes próximas.

A ingestão dessa vitamina previne doenças como espinha bífida, anencefalia, lábio leporino, doenças cardíacas no bebê e anemia na mulher. Ajuda na formação da placenta e no desenvolvimento do DNA do bebê e ainda diminui o risco de pré eclampsia durante a gestação. A dosagem ideal deve ser orientada pelo seu obstetra e é aconselhado iniciar o seu consumo no mínimo 1 mês antes de engravidar porque o tubo neural do bebê fecha nas primeiras 4 semanas de gestação, quando a mulher ainda não descobriu que está grávida.  Abaixo, listo alguns alimentos que contém ácido fólico:

  • Fígado de galinha cozido
  • Fígado de peru cozido
  • Fígado de boi cozido
  • Lentilhas
  • Quiabo cozido
  • Feijão preto cozido
  • Espinafre cozido
  • Macarrão cozido

Então meninas, aproveitem desses alimentos e não deixem de fazer a ingestão da vitamina, sempre sob a orientação do seu médico ok?

Beijinhos,

Tati Carvalho

Anúncios

Sobre Tati Carvalho

Sou fisioterapeuta, atuante na área de Saúde Pública, trabalho com a saúde da mulher e da criança! Casada, mãe de uma linda garotinha - Luana! Apaixonada pelo complexo e mágico mundo da maternidade! E sempre, SIMPLESMENTE AGRADECIDA!
Esse post foi publicado em Desenvolvimento do bebê, Gravidez, Preparação e descoberta e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s